segunda-feira, 15 de abril de 2013

Culto Familiar - como organizar

Fonte: Igreja Adventista do Sétimo Dia Belém Cacuaco

Culto Familiar - A Igreja do Lar

Se em algum tempo ir aos cultos semanais da Igreja eram o suficiente para manter a espiritualidade saudável, esse tempo acabou. Se houve tempo em que comprar a lição da escola sabatina e entregar nas mãos dos filhos para que eles lessem e fizessem seu devocional sozinhos era uma forma inteligente de promover o crescimento espiritual deles, esse tempo se foi. Se em algum momento da história o fato de pessoas reunirem-se na sala, ou sentarem em volta de uma mesa, lendo superficialmente a Bíblia e fazendo uma oração decorada foi considerado culto familiar, esse momento passou.
Na verdade, para mim, nenhum desses momentos ou épocas existiram. Um contato superficial com a palavra de Deus nunca foi alimento suficiente para  alma! O culto familiar é a igreja do lar. Ele deve existir e deve existir da forma certa.
Você pode dizer: “Karyne, eu sei que o culto familiar é importante, mas eu não sei como fazê-lo.” Por isso, separei algumas dicas que poderão auxiliar na realização do culto familiar. Leia com atenção:

Na verdade, para mim, nenhum desses momentos ou épocas existiram. Um contato superficial com a palavra de Deus nunca foi alimento suficiente para  alma! O culto familiar é a igreja do lar. Ele deve existir e deve existir da forma certa.
Você pode dizer: “Karyne, eu sei que o culto familiar é importante, mas eu não sei como fazê-lo.” Por isso, separei algumas dicas que poderão auxiliar na realização do culto familiar. Leia com atenção:

Tenha um lugar especial em que seja construído o altar da família. Separar um lugar especial para a realização do culto, um lugar que os membros da família distinguem que é o altar da família, o espaço de encontro com Deus, é uma forma de criar nos membros da família a noção de santidade. Esse lugar não deve ser usado para brincadeiras ou atividades seculares, mas unicamente para conversar com Deus e adorá-lo. Se existe possibilidade de fazer isso em sua casa, não perca essa oportunidade.

Use uma linguagem adequada. “Pais, seja simples a instrução que dais a vossos filhos, e certificai-vos de que ela é claramente compreendida.” Conselho aos Professores, Pais e Estudantes (p. 109). As instruções dadas aos filhos devem ser adequadas à sua capacidade de entendimento. Não devemos privar as crianças de mensagens importantes achando que elas não as compreenderão. Não é isso! Devemos transmitir-lhes todas as verdades de Deus, mas numa linguagem acessível, que toque os pequenos corações e produza entendimento de fato.

Faça um culto interessante. “Sejam os períodos de culto familiar curtos e espirituais. Não deixem que seus filhos, ou qualquer membro da família, os tema, devido à sua monotonia ou falta de interesse. Quando um capítulo comprido é lido e explicado e se faz uma longa oração, esse precioso culto se torna enfadonho e é um alívio quando passa.” Orientação da Criança, p. 521. É no culto familiar que os membros da família aprendem a amar ou não os momentos de adoração a Deus. Tudo deve ser feito de forma que Deus seja adorado devidamente, e que a família sinta prazer nessa adoração.

Separe um tempo específico para o culto. “Então, em cada família ascendam ao Céu orações tanto de manhã como na hora fresca do pôr-do-sol em nosso favor, apresentando diante de Deus os méritos do Salvador. De manhã e à tarde, o universo celestial toma nota de cada família que ora.” Orientação da Criança, p. 519. Pela manhã e pela tarde devemos nos reunir em família para adorarmos ao Senhor. Mesmo que nossa rotina seja aparentemente um empecilho, precisamos modificá-la de forma a não prejudicar esses momentos com Deus. Para tanto, é importante fixar um horário para que os membros da família se organizem em torno desse horário e reúnam-se na igreja do lar. “Em cada família deve haver um tempo determinado para os cultos matutino e vespertino.” Orientação da Criança, p. 519.

Permita a participação de todos. “Tomem todos parte na leitura da Bíblia, e aprendam e repitam muitas vezes a lei de Deus. Contribuirá para maior interesse das crianças ser-lhes algumas vezes permitido escolher o trecho a ser lido.” Educação, p. 186. Distribua diferentes tarefas, tome cada um uma responsabilidade em relação ao culto, tenha cada um a oportunidade de sugerir o que deve ser lido ou cantado, e assim todos poderão adorar a Deus através do culto familiar.

Tenha como foco do ensinamento inculcar a lei de Deus na mente da família. “Ensinai-as a repetir a lei de Deus.” Conselho aos Professores, Pais e Estudantes (p. 110). A Lei de Deus, expressão de seu caráter, deve ser lembrada diariamente. Se desejamos desenvolver um caráter semelhante ao de Cristo, se desejamos que nossas crianças desenvolvam esse caráter também, a lei de Deus deve ser muito bem estudada e compreendida. Pais e filhos devem aprender toda a vontade de Deus (que é a Sua lei como um todo, incluindo as chamadas leis naturais) e a amar!

Pratique os ensinamentos do culto. Em Provérbios 22:6, lemos: “Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele.” Aqui temos uma orientação importantíssima. A educação (incluindo educação religiosa) deve ser feita desde cedo e com o exemplo dos pais. O texto não diz para apontarmos com o dedo e dizermos às crianças “olha, o caminho é aquele lá”. O texto diz que o ensinamento deve ser feito no caminho. Os pais devem andar no mesmo caminho que estão ensinando as crianças a andarem. Não adianta dizer ao menino “faça o certo”, e com o exemplo ensinar-lhe a fazer o errado. Isso é antibíblico, e conduz a criança à perdição!

Tenha o culto como uma preparação para um dia de adoração. “E ensinai-as a vossos filhos, falando delas assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te, e levantando-te;” Deuteronómio 11:19. Aqui a Bíblia nos dá outra orientação importante – as ordens de Deus, Sua santa vontade, deve ser ensinada a todo tempo, em toda ocasião. A adoração do culto familiar não deve encerrar quando a família se levanta da oração final. Na verdade, o culto familiar deve nos preparar para um dia inteiro de adoração à Deus. Isso significa que todo meu comportamento ao longo do dia deve ser coerente com a minha devoção matinal, com o momento que tive com Deus em família. Especialmente para as crianças, a forma como os pais se comportam ao longo do dia confirmará ou negará tudo o que foi lido e cantado durante culto. Então, ao levantarmos da oração, nossa mente deve estar determinada a passar o restante do dia na companhia do Senhor.
Nossas famílias só poderão ser reavivadas e reformadas se Deus puder se comunicar com ela. Não é possível preparar um lar para o céu se não houver tempo para o céu dentro do lar!

Outros links legais sobre o assunto:
Blog do pastor Delmar Fonseca


domingo, 14 de abril de 2013

Conselheiros em treinamento

Olá pessoal,

Neste domingo os Conselheiros de vários Clubes de Aventureiros da Região Sul se reuniram na IASD do bairro do Campo Limpo/SP para participarem de um curso de capacitação ministrado pela competente Sibila.

Além da proveitosa aula sobre o perfil que um Conselheiro deve possuir e desempenhar (veja no Manual Administrativo do Clube de Aventureiros), houve valorosa troca de idéias e de ricas experiências entre nossos colegas, onde acredito que todos poderão utilizar para o desenvolvimento pessoal e espiritual em seus respectivos Clubes.

Mais uma vez agradecemos ao nosso DEUS pela oportunidade!

Valeu Sibila!!








sábado, 13 de abril de 2013

Mais um dia solidário

Olá pessoal,

Neste sábado fizemos uma visita muito especial, fomos à casa do Sr. Mauro, um irmão adventista muito simpático e acolhedor, que por problemas de saúde está impedido de ir à igreja, mas como bons Aventureiros colaboramos para ele ter um dia especial, comemoramos juntos os seus 89 anos de idade.

Oramos, cantamos um hino e o tradicional "parabéns pra você", além de deliciarmos um gostoso bolo feito pela nossa diretora Talita.

Parabéns Sr. Mauro e muitos anos de vida!!!

Vejam as lembranças desse alegre dia que nosso DEUS nos abençoou.


clique na imagem para ampliar

clique na imagem para ampliar

clique na imagem para ampliar

clique na imagem para ampliar